Tecnologia do Blogger.

Arteterapia

O QUE É ARTETERAPIA?

O ato de criar adquire qualidades terapêuticas, pois exprime emoções através de imagens.
É uma forma lúdica de mobilizar processos internos conflitivos, facilitando a estrutura e expansão da personalidade.


       Inscrições abertas para 2011 - TURMA de 2as. feiras semanais – de 18:00h às 22:00h

  • OBJETIVO:
Informar os princípios gerais do processo terapêutico através da arte, considerada como “criação de imagens” utilizando-se de estratégias básicas de comunicação não verbal, tendo como referencial teórico, a abordagem psicológica Junguiana (Carl Gustav Jung).


Ø  PÚBLICO ALVO:
Graduados e Graduandos do último ano de: Psicologia, Medicina, Serviço Social, Pedagogia, Enfermagem, Letras, Fonoaudiologia, Psicomotricidade, Artes Plásticas, Musicoterapia, Música, Arte-Educação, Terapia Ocupacional e Recursos Humanos e demais interessados em utilizar a arteterapia como prática terapêutica de trabalho.

TEORIA: PSICOLOGIA ANALÍTICA
Fundamentos psicológicos no Processo de Individuação, Estrutura da Psique e Arquétipos, Energia Psíquica, Simbolo e Função Simbólica, Processo de Amplificação, Tipos Psicológicos e os 4 elementos da natureza, Sonhos e Imaginação Ativa, Sand-Play (Caixa de Areia), Mitologia , Contos de Fada e  Video Debate.

Ø  FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA ARTE E  DA  ARTETERAPIA
A História da Arte: Pré-História, História Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea - A História e Evolução da Arteterapia  - A Prática e a Ética Profissional - Abordagens Terapêuticas Diversas - Linguagens e Práticas em Arteterapia - Ciclo de Desenvolvimento Humano - Noções de Psicopatologia e Psicossomática – Campos de Atuação em todos os públicos alvos.

Ø  VIVÊNCIAS E ATELIÊS DE ARTETERAPIA
Modelagem, pintura, colagem, tecelagem, Instalações: Assemblagem, confecção de bonecos, sucatas, uso de materiais expressivos no fazer criativo - A Música, a Dança  e o Teatro no Processo Terapêutico; Oficina Literária e Contação de História (Lendas, Fábulas e Contos).


·          Visitas Externas Programadas - Estágio e Projeto Pessoal Criativo/Jornada
·         Carga Horária: 570 horas


·         PRÉ- REQUISITO: Ter realizado  Curso de Introdução em Arteterapia


Vagas limitadas à 20 alunos por turma


I -  COORDENAÇÃO GERAL E DOCENTE

Rosangela Rozante – CRP 05/5024 – AARJ-302
Psicóloga clínica formada pela UCL/RJ, Arteterapeuta formada pela Clínica Pomar, Pós-Graduada em Psicologia Analítica pela SBPA do RJ e UNESA,  Pós-Graduada em Arteterapia na Saúde e na Educação pela UNIRIO, Contadora de História, Fundadora e Diretora do Espaço Terapêutico Caminhos do Self.


II – COORDENAÇÃO ACADÊMICA  E DOCENTE


Rodolfo Berg – CRP 05/17031 – AARJ-01
Psicólogo clínico, Músico OMB 1828, Artista Plástico, Membro fundador e ex-presidente da AARJ, Conselheiro de honra da UBBAT, Professor das pós graduações de: Jung – Teoria e prática (UVA), Arteterapia (INTEGRARTE-Universidade de Araras-B.H) e Universidade de Vassouras,  Fênix – E.S, Arteterapia (NAPE/CESBLUS-SP), Coordenador do Núcleo de Arteterapia da SPIO. Professor das formações em arteterapia do Anthropos e de abordagem da clínica transdisciplinar – SOMA.


III - COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA E DOCENTE

Helayne da Costa Coelho – AARJ - 135
Arteterapeuta formada pela Clínica Pomar, Pós-Graduada em Arteterapia pela Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon em convênio com a Clinica Pomar, Arte-educadora, Graduada em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação Notre Dame, Mestre em Reiki.

CORPO DOCENTE CONVIDADO

Ana Maria Cruz de Freitas Coelho
Professora de Educação artística, Pós-Graduada em Arteterapia na Saúde e na Educação pela UNIRIO, cursando Pós-Graduação em Filosofia Clínica (Instituto Packer)


Márcia Victorio de Araújo Costa – CRP-05/8515 - AARJ-07
Psicóloga, Arteterapeuta formada pela Clínica POMAR e mestre em Música formada pelo CMB, Membro fundador da AARJ, Ex docente da Formação e Pós Graduação em Arteterapia da Clínica POMAR, Conselheira de honra da UBAAT.

Sonia Maria Coelho Ferreira Nascimento – CRESS -2174 – 7ª. Reg.
Assistente Social, Professora de Biodanza, Terapeuta Holística e Corporal e Mestre em Reiki.

Read more...

Fale conosco

E-mail: caminhodoself@globo.com
Tel.: (21) 3272-8471

Novidades!

Mais novidades em breve pra você!

Mais da nossa clínica online

Entre no nosso site e conheça um pouco mais do nosso espaço terapêutico : www.caminhosdoself.com.br

Rua Oldegard Sapucaia - Nº 6 - Grupos 201 e 203 , Méier - Rio de Janeiro - RJ - Tel (21) 3272 - 8471